Lázaro José Carneiro de Sousa

Início » O que é » O que são ‘Permalinks’ do WordPress?

O que são ‘Permalinks’ do WordPress?

Escolher o permalink de seu blog é muito importante, pois ele vai definir a estrutura dos links dos posts do seu blog.

O que é Permalink?

Permalink, ou link permanente, nada mais é que o endereço de cada página do seu blog e é através dele que os buscadores como o Google e o Bing reconhecerão seus posts. São chamados de link permanente porque, em teoria, eles não mudam nunca.

Ao criar um blog no WordPress ou Blogger, por exemplo, você precisa escolher como deseja que os endereços de seus posts e páginas sejam gerados.

No caso do WordPress existem as seguintes opções de estrutura de permalink:

Padrão: http//www-meudominio.com/?p=123Dia e Nome: http:// www-meudominio.com/2012/06/16/sample-post/Mês e Nome: http:// www-meudominio.com/2012/06/sample-post/Numérica: http:// www-meudominio.com/archives/123Estrutura Personalizada: /%year%/%monthnum%/%day%/%postname%/
Para o funcionamento do seu blog e dos buscadores, qualquer estrutura está valendo, ou seja, qualquer que seja a estrutura, seu blog funcionará direitinho e os buscadores conseguirão indexar seu conteúdo.

Então porque escolher uma estrutura de permalink é tão importante?
Primeiro porque os buscadores também usam o conteúdo dos links como parte da indexação. Ou seja, seu permalink ajuda no ranqueamento dos seus posts no Google.

Segundo porque um bom link também mostra para os leitores do que se trata o post, mesmo que o título deste não esteja aparecendo.

Qual estrutura de permalink devo escolher?
Eu recomendo usar uma estrutura que contenha no mínimo o nome do post. Além disso você pode adicionar a data ou a categoria do post para tentar dar um pouco mais de ênfase nesta.

No meu blog, o Sundaycooks, eu resolvi deixar apenas a data e nome do post, pois a categoria já está no conteúdo da página.

Se você preferir adicionar a categoria ao nome do post, pode usar a estrutura personalizada a seguir:

/%category%/%postname%/

Mas cuidado para que o permalink não fique muito grande. Não que a indexação do Google sofra com isso, mas o link mostrado nas pesquisas ficará truncado.

Evite trocar a estrutura de permalink depois de publicar seu blog
O pior erro que se pode cometer com os permalinks é alterá-los depois que seu blog já está no ar e indexado pelos buscadores. Essa situação fica ainda mais crítica se seu blog já tiver uma quantidade considerável de posts e acessos.

Lembra do problema de indexação do Google que acontece quando se troca um domínio? Pois a mesma coisa pode acontecer se você trocar seu permalink depois que seus posts já estiverem publicados.

Ao alterar o permalink, você está basicamente inutilizando qualquer link no formato antigo que exista em outros sites, nos favoritos de seus leitores e também nos índices dos buscadores.

Para o caso dos favoritos e dos links de outras páginas, até que isso não é tão problemático, pois usuários podem tentar alterar o link manualmente, mas no caso dos links do Google, por exemplo, isso não é possível.

É quase como se seu blog estivesse sendo criado naquele momento, ou seja, o Google terá de indexá-lo todo do zero novamente. Além disso, se o domínio continuar o mesmo, os buscadores vão começar a diminuir o ranqueamento do seu blog por causa dos links que não são mais válidos.

Por isso  recomendo escolher a estrutura do permalink já no início do blog  e é tão importante como escolhermos o nome de domínio de nosso site!
O que fazer caso seja necessário trocar a estrutura de permalinks?
Se você precisar trocar seus permalinks depois que seu blog já está crescidinho, muito cuidado! A única maneira de evitar esse problema de ranqueamento dos buscadores é utilizando o famoso redirecionamento 301 (link 1, link 2), pois ele diz para os navegadores e robozinhos de indexação que o conteúdo foi movido permanentemente e que os links devem ser atualizados e, claro, serve também para fazer o redirecionamento automático da página para seus leitores.

Infelizmente fazer um redirecionamento 301 normalmente não é tarefa das mais fáceis e a maioria das pessoas esquece de fazê-lo, este é um assunto de outro post, aguarde…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: